-
Arquitetos: LUMO Architects
- Área: 25 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo da costa sul de Faaborg ao Nordeste de Svendborg, ao redor de Langeland e nas ilhas de Skarø, Drejø, Birkholm e Ærø, agora é possível aproveitar a natureza ao ar livre a partir de uma série de abrigos e áreas de camping.
As 19 obras do projeto se encontram ao longo das costas do arquipélago de South Fyn. Cada implantação foi selecionada cuidadosamente de acordo com a estratégia ao ar livre para o arquipélago e a propagação nos municípios do entorno. As 'Blue Landmarks' são construídas nas extensões da área de proteção costeira em estreito diálogo com a Agência Dinamarquesa de Natureza do Ministério de Meio Ambiente.
São projetadas para fortalecer o perfil do Arquipélago de South Fyn como um espaço variado dedicado à vida ativa ao ar livre - conseguido através da criação de uma série de instalações multifuncionais na praia ou nas proximidades da orla. A localização de cada casa foi cuidadosamente selecionada e adaptada ao entorno, para que possa ser percebida como um ponto de referência preciso e emblemático que não distorça ou interfira com as qualidades e paisagens particulares do terreno.
As 19 unidades se encontram bem próximas da orla para receber os visitantes vindos do mar e aqueles que se dirigem a ele. Os pontos de referência dão suporte a atividades durante todo o ano, ajudando a canalizar os fluxos contornando as áreas naturais vulneráveis e, ao mesmo tempo, funcionam como pontos de partida ativos para canoístas, pescadores, barqueiros, mergulhadores, caçadores submarinos, surfistas e recreação ao ar livre diariamente.
Cada espaço consiste de um refúgio individual ou de um grupo menor de diversos refúgios - um total de 50 centros de acolhida, que por si só ou combinados reforçam a experiência das áreas costeiras. O conceito arquitetônico geral crio 5 tipos de edifícios diferentes, com grande variação em tamanho e função e ao mesmo tempo mantém uma clara relação espacial contínua entre elas.
A inspiração para o desenho dos diferentes tipos de habitação se originam no antigo viveiro, onde os pescadores armazenavam sua pesca - e dessa mesma fonte veio a ideia dos nomes dos 5 tipos de habitação:
- Tamboril (Monkfish) – com seus 3 níveis e plataforma de observação de pássaros integrada;
- O Belone (Garfish) – um refúgio para 6-7 pessoas que funciona como espaço de piquenique para escolares;
- Peixe-Lapa (Lumpfish) – um refúgio para 3-5 pessoas com espaço de sauna;
- O Linguado (Flounder) — um abrigo para 2 pessoas;
- Eelpout – que funciona como lavabo.
Os cinco projetos combinam e complementam entre si de diversas maneiras, criando possibilidades versáteis em pontos de referência e marcos reconhecíveis, proporcionando espaço para uma vida ativa ao ar livre.
Os abrigos aparecem como corpos assimétricos com linhas angulosas e estão cobertos com grandes peças de madeira tratadas com verniz escuro. Aberturas de formato redondo asseguram os pontos de observação da natureza e do céu. A órbita lunar através do céu, o clima sempre mudando e a natureza podem ser observados através das aberturas circulares nos volumes dos refúgios.
O contorno angular e tátil permite uma rica variedade de desenho dos módulos, e acrescenta uma flexibilidade funcional natural que possui capacidade para tudo, desde um longo dia em harmonia com a natureza até uma noite excepcional sob as estrelas.